Como serei atendido(a) na abordagem da Terapia Cognitiva Comportamental

Como serei atendido(a) na abordagem da Terapia Cognitiva Comportamental

A terapia cognitivo-comportamental (TCC) pode ser breve e focada, apresentando resultados rápidos e uma melhora perceptível para o paciente. Trabalhamos em conjunto (paciente e terapeuta) de forma estruturada e focada no problema.

Esta terapia atende bem diversas necessidades, desde lidar com sofrimentos do dia-a-dia, como dificuldades no trabalho, dificuldades de relacionamento, emagrecimento, insônia e até o tratamento de casos mais severos como: depressão, bipolaridade, TOC, esquizofrenias, etc.

A terapia cognitiva Comportamental é baseada no pressuposto de que não são as situações em si, que vão gerar emoções ou comportamento em nós, mas sim a forma que interpretamos essas situações que vai gerar emoções e comportamentos, ou seja, diante de uma situação vou ter um pensamento, e isso vai ativar minhas emoções fazendo com que eu sinta raiva, medo, tristeza entre outras emoções. Assim vou me comportar, e esse comportamento sendo feito repetidas vezes se torna um hábito sendo ele bom ou ruim.

Por exemplo, você pensa:" Nossa, hoje meu dia foi estressante. Antes de ir para casa vou passar na padaria comprar um docinho, porque mereço!". Sentimento: ansiedade e certeza de que o alívio será encontrado no alimento. A emoção gera comportamento para resolver a própria emoção. Depois destes acontecimentos, você tem um hábito criado negativo (vício) instalado no cérebro.

O que vai gerar esses pensamentos são as nossas crenças, que são a maneira como eu me vejo, como vejo os outros e como vejo meu futuro. Essas crenças são formadas durante a infância, e podem interferir durante o processo de desenvolvimento emocional e pessoal.

A TCC vai te ajudar a identificar e avaliar esse pensamentos e a responder de forma funcional e saudável.